SETEMBRO | 2019
De Curitiba para o Hacktown, em Santa Rita do Sapucaí | MG, o maior evento de tecnologia e inovação do Brasil.
Saí direto do BMS em Curitiba para minha casa em São Paulo, onde terminaria de arrumar a bagagem e rumaria para o Nordeste.
Estava tudo pronto para minha partida em direção a Bahia quando um amigo, o Cadu Lemos, me fez um convite. Ele iria fazer uma apresentação no Hacktown/2019, evento de inovação e tecnologia onde seriam realizadas mais de 600 palestras. Alterei meu trajeto sem pestanejar e rumei para Minas Gerais.
Santa Rita do Sapucai/MG é uma cidade de 40 mil habitantes que tornou-se referência internacional em tecnologia, conhecida hoje como o vale da eletrônica brasileiro. Cheguei na cidade e mesmo com o público estimado em mais de 7 mil pessoas, tudo estava tranquilo.
Na sequência relato todas as palestras e workshops que participei e também coloquei links de acesso e contatos, caso você queira saber mais sobre cada assunto. Divirta-se!
A interação entre o novo e o antigo você constata andando pela cidade, observando casas com estilos da década de 50 abrigando empresas de ponta em tecnologia. Nas ruas, o Hacktown era o assunto principal e todo mundo tinha um livrinho na mão com a programação das palestras.
Quando olhei a quantidade de palestras, assuntos diferentes e profissões que nunca tinha ouvido falar, preferi sentar na praça da cidade e tomar uma cerveja. Foleando aquele livrinho fui escolhendo as palestras e workshops que me interessavam.
Já estava tarde e minha missão era arrumar um lugar para dormir. Era quase meia noite quando passei na frente de um hostel, o Sapucaia, dei uma buzinada e um cara apareceu. Era o Aldo, proprietário do local e me disse que estava tudo lotado mas tinha um lugar no quintal para montar a barraca. Não quis nem ver antes, fui entrando com a moto, montei acampamento e por lá fiquei.
Palestras e Workshops que participei.
REGENERAÇÃO GLOBAL com Fabiano Porto
O Instituto Regeneração Global tem como objetivo criar uma biblioteca global virtual compartilhada para soluções em diversos campos como Energia, Moradia, Alimentação, Água, Transporte, Moradia, Medicina, Sociedade entre outros.
Em cada tema você tem acesso a dezenas de projetos e um dos que achei interessante é o Reparação e Reforma Voluntária de Moradias para pessoas que se encontram em condições mínimas de habitação.
Você pode doar, ser voluntário ou replicar o projeto na sua região.
O palestrante Fabiano Porto, um dos fundadores deste Instituto, conta que já são centenas de projetos inseridos no portal de forma colaborativa, que ele chama de conexão humana de compartilhamento.
Caso você tenha um projeto ou indicação é só seguir as regras para inseri-lo na biblioteca virtual.
Com certeza alguma dessas idéias inovadoras pode te ajudar ou ajudar alguma pessoa que você conhece. No meu caso selecionei dois projetos para enviar para amigos no Saara Ocidental na África, projetos estes relacionados a energia e água.
Link: https://regeneracaoglobal.com/sobre-o-instituto
FUTUROS IMPROVÁVEIS com Cristiano Franco
Neste workshop com o Cristiano Franco - consultor de inovação – ele utilizou um baralho chamado Cosmos que foi criado com o objetivo de selecionar, organizar e analisar tendências mundiais com maior potencial de impacto na atuação das empresas, para que estas possam ter mais subsídios para criar estratégias inovadoras no seu negócio.
Em cada carta existe uma projeção para o futuro com assuntos ligado a Política , Ambiente, Social, Tecnologia, Economia e Legal – o PASTEL.
Os grupos foram organizados em duplas e cada um escolhe duas cartas com projeções para o futuro. A intenção do jogo é desenvolver idéias co-criativas neste futuro improvável, que poderão ser aplicadas no presente.
Meu parceiro foi o Sthepano, 22 anos e estudante Ciências Sociais do Consumo.
Escolhemos o tema População – a projeção é que o mundo terá 10 bilhões de seres humanos em 2100 x Produção e Consumo Hiperlocal– em 2050 teremos escassez de terra para o plantio.
Com este cenário cruzamos as duas tendências e criamos um projeto chamado Aldeia Urbana, para até 500 famílias que vivem numa mesma comunidade.
O formato seria utilizar para o plantio todo espaço horizontal e vertical disponível das cidades, como telhados, paredes, praças, ambientes internos, muros abandonados e calçadas.
O plantio, colheita, distribuição de alimentos entre as famílias e a venda de excedentes seria controlada via APP e todo trabalho seria comunitário. O projeto Aldeia Urbana seria uma fonte aberta e poderia ser replicado por outras comunidades e estaria sempre aberto a inclusão de novas sugestões.
Neste momento este projeto é “futurista” mas, sinceramente, eu acho que isto só vai acontecer quando a falta de alimentos for real.
“O melhor do ser humano com o melhor da tecnologia”
A autoria do “Cosmos” é do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/RS, empresa ligada a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul
https://www.ielrs.org.br/servicos/curadoria-de-tendencias
Contato Cristiano Franco. https://about.me/borgesfranco
DESPERTE O SEU EU ESTRATEGISTA. Dinâmica de Estratégia para não estrategistas com Nathalia Andrijic e Felipe Gavronski
Neste workshop aprendi a usar uma ferramenta para a estratégia de resolução de problemas.
Framework de Estratégia
1. Problema da marca 2. Problema das pessoas- como vão entender sua marca ou projeto? 3. de A para B - como você vai comunicar o projeto? 4. Hipóteses – Quais ferramentas de comunicação? Vídeo, fotos, textos? 5. Decisão Estratégica: Onde está seu público alvo? 6. Execução e Métricas : Execução e metas que foram estabelecidas nos itens acima.
Utilizei este método para a campanha que estou fazendo neste momento para arrecadar fundo para a viagem de moto. A estratégia me ajudou a encontrar soluções e estou aplicando.
Contato dos facilitadores :
Nathalia Andrijic – Coordenadora de cursos de Estratégia https://www.facebook.com/nathalia.andrijic
Felipe Gavronki - Diretor de Estratégia @fegavronski
CULTURA , A ORIGEM DA INOVAÇÃO. com Gabriel Kallas, fundador da Toro Investimentos
Gabriel Kallas é um dos sócios fundadores da Toro Investimentos, uma fintech de educação financeira.
Uma das inovações da Toro é só cobrar sobre os negócios com ações que gerarem ganhos para o cliente, desde que o negócio tenha sido baseado em uma recomendação da casa. Se houver lucro, a Toro cobra 10% dele. No caso de prejuízo, a transação é gratuita.
Ele contou todos os “perrengues” que eles passaram desde início da empresa até o lançamento em Wall Street se referindo a frases de estímulo e algumas serviram para mim:
“Zona de conforto é uma ilusão a longo prazo” “Desapegar de um roteiro pré estabelecido” “Não querer estar sempre com a razão” “Cultura aberta ao erro também é a origem da inovação” “Combinar visões diferentes” “Ser movido por um propósito compartilhado” “Somos uma coisa só”
Uma das frases que ele disse: “Você tem que amar os problemas”
Esta frase me acertou em cheio! Estou com um problema burocrático para resolver que é a emissão do Carnet de Passage em Douane, uma passaporte para a moto que alguns países exigem e que vai comprovar que a moto entrou e saiu do país.
Este documento tem que ser emitido no país de origem onde o veículo é emplacado e no Brasil teria que ser feito pelo Automóvel Clube do Brasil que não emite este Carnet há mais de 20 anos.
Estava “odiando” este problema e depois da frase do Gabriel, passei a me “relacionar melhor” com o problema e a solução começou a tomar forma, mas bem longe do Brasil, na Suíça!
Toro Investimentos https://www.toroinvestimentos.com.br
FLOW, A NOVA FRONTEIRA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. com Cadu Lemos
Cadu Lemos, teve uma carreira diversificada começando como DJ e locutor de rádio nos anos 80, na cena do rock de Brasília, voltando para SP onde foi diretor de atendimento e planejamento de grandes grupos de comunicação, diretor de marketing do Banco Nacional. Desde 98 pesquisa e atua no desenvolvimento humano e alta performance. Criador do Projeto Flow.
O Flow é um estado elevado de consciência, onde o corpo e a mente fluem com energia em perfeita harmonia. É um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, por isso também chamado de experiência máxima ou experiência ótima.
O termo se refere aos momentos de total atenção e absorção, onde o foco na tarefa é tão intenso que todo o resto desaparece. Não há passado nem futuro. Ação e consciência emergem. O senso de self (individualidade e dualidade) desaparece. Presença plena no aqui e agora.
A palestra mostra as maneiras de se ativar este estado, através da criação de condições adequadas e quais são estes 'gatilhos' que passam especialmente pela dinâmica neurológica, elétrica e química.
E nesta palestra fui convidado para fazer um imersão em tanques de isolamento sensorial para vivenciar o estado de flow.
LINKS
www.cadulemos.com.br @cadulemosperformance no Instagram.
Parto do Hacktown com a sensação de o que aprendi e vivenciei nestes três dias me deixaram otimista quanto o futuro do país. Uma nova geração que tem como lema compartilhar, viver melhor e "ter” menos.
GRANDPA JOEL’S COFFEE
Quando o Hacktown terminou, confesso que me senti como se estive de ressaca, foram tantas informações em tão pouco tempo que eu resolvi ficar uns dias em Santa Rita do Sapucaí. Fui para o centro da cidade para encontrar um lugar para escrever sobre as experiências e encontrei um espaço super agradável para tomar um café. Este lugar se chama Grandpa Joel's Coffee. Mal sabia que naquele café estava começando uma nova história para contar e também algumas coincidências.
Sentei na mesa, fiquei escrevendo e editando algum vídeos quando entrou uma mulher e perguntou se eu era escritor, disse que na verdade eu era um viajante que escrevia de vez em quando e começamos a trocar idéias.
Ela se chama Paula Dias e junto com o marido Pedro Dias são fundadores do Grandpa Joel's Coffee, eles viviam nos EUA quando o pai do Pedro adoeceu e eles voltaram para tocar a fazenda de café, em Santa Rita do Sapucaí (MG).
Conversando mais um pouco tínhamos amigos em comum tanto no Brasil como nos EUA e acabei ficando até a noite conversando com ela e o Pedro. Pedi para gravar com eles na fazenda, pois além da fazenda de café eles realizam um trabalho compartilhado bem envolvente com a comunidade de Santa Rita do Sapucaí e arredores. Se quiser saber mais e comprar um dos melhores cafés de Minas Gerais ou quando passar por Santa Rita fazer uma parada agradável, segue o link e o endereço: https://www.grandpajoelscoffee.com Rua Coronel Francisco Moreira da Costa, 123 - centro (35) 3582-1138
No vídeo abaixo um pouco desta história.
E com um pôr do sol maravilhoso me despedi de Santa Rita do Sapucaí | MG set/2019