Desde que decidi ir até o Kyrgyzstan de moto, em março de 2019, comecei a me informar sobre a burocracia para viajar de motocicleta nos países que vou passar, entre eles a Austrália, Timor Leste, Indonésia, Singapura, Malásia, Tailândia, Laos, Vietnã e China.
Separei as informações por temas e durante a viagem vou atualizando os “perrengues” que vou passando e de como vou arrumando as soluções. Por mais que você se informe, sempre vai faltar algum documento, um carimbo, e a solução na maioria das vezes é usar a criatividade e principalmente manter o bom humor.
PASSAPORTE
Esta viagem pode durar anos, desta forma resolvi tirar um novo passaporte e não precisarei me preocupar em fazer a renovação em alguma embaixada no exterior. O sistema online da Policia Federal funciona bem, é só agendar, pagar o comprovante e levar os documentos. Geralmente em uma semana está pronto.
LINK POLICIA FEDERAL https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/home.do
CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO – ANVISA
Se já tomou a vacina de febre amarela e tem o comprovante do posto de saúde, é necessário solicitar o atestado internacional, que poder ser feito pela internet no link abaixo.
LINK ANVISAhttp://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia
Se vai ser imunizado contra a febre amarela pela primeira vez, procure tomar a vacina com antecedência. A maioria dos países exige que a vacina tenha sido realizada com no mínimo 10 dias de antecedência. Eu sempre levo uma cópia dos certificados de todas as vacinas que já sou imunizado.
LINK dos países que exigem a vacina https://www.who.int/ith/ITH_country_list.pdf
PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR - PID
Esta carteira de habilitação internacional (PID) é exigida em vários países, como minha CNH foi emitida em São Paulo, solicitei pelo site do DETRAN-SP a emissão e envio pelo correio. A PID é válida por 3 anos, mas se sua habilitação vencer antes deste prazo, a PID também perde a validade. A taxa cobrada pelo Detran-SP em 2019 foi de R$ 291,00 + R$ 11,00 para o envio pelo correio. Levo sempre a CNH brasileira e a PID.
LINK DETRAN : http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/fichaservico/solicitacaoPID
SEGUROS
São vários tipos de seguro para ter um viagem tranquila, o da motocicleta, o de saúde, acidente e repatriação e contra terceiros, alguns deles são obrigatórios.
MOTOCICLETA
Para o Brasil e Mercosul, optei por fazer com a Porto Seguro, com apólice para cobertura de roubos, furto e com quilometragem ilimitada para resgate da moto em caso de problemas mecânicos ou acidente. Para os residentes em Florianópolis, a Porto Seguro estava oferecendo como cortesia a Carta Verde, seguro contra terceiros exigido na Argentina, Uruguai e Paraguai.
Contato corretor : marco.deavila@ma2seguros.com.br
SAÚDE | ACIDENTES | REPATRIAÇÃO
Pesquisando seguros para nômades digitais e viajantes de longo percurso optei pelo ASSIST 365. Entre os planos oferecidos elegi o Heptagon que cobre gastos com emergências médicas e acidentes em até U$ 100mil e o mesmo valor para repatriação em caso de acidente. O valor de cobertura em caso de repatriação e acidente é muito importante numa uma viajam de moto pelo mundo, pois muitas vezes o paciente tem que ser removido para outro país. O que também me motivou a fazer este seguro foi tempo de cobertura - até um ano- e a renovação pode ser realizada online e o pagamento via PAYPAL. Outra facilidade e abrir as ocorrências via whatsapp.
Link ASSIT 365 https://assist-365.com
DINHEIRO
Este é um tema complexo. Há 20 anos ou você levava dinheiro em papel moeda ou travellers checks. Hoje existem muitas opções digitais e resolvi fazer uma ciranda financeira para não pagar a taxa cobrada pelo governo brasileiro com gastos com cartão de crédito no exterior, o IOF. Abri aqui no Brasil uma conta no Banco Inter, este banco não cobra taxas para manter a conta e o cartão de crédito internacional. Abri outra conta no Banco N26, na Europa, que também não cobra taxas. Durante a viagem eu uso o cartão de débito do N26 para realizar todos os pagamentos e saques caso seja necessário. O dinheiro é debitado na hora e convertido na moeda do país pelo aplicativo, você confere seu saldo e não tem surpresas e nem sustos com as fatídicas faturas dos cartões de crédito do Brasil quando realiza compras internacionais.
Para transferir o dinheiro do Banco Inter para a N26 na Europa, utilizo o Transferwise, um aplicativo de transferência de dinheiro que é rápido, seguro e tem ótimas taxas. Como o Banco Inter tem acordo com o Transferwise, em menos de 24 horas depois de realizada a transferência, o valor está debitado na conta N26.
Mantenho também uma conta online no aplicativo PayPal, nesta conta fica agregado o cartão de crédito do Brasil, para operar somente em caso de emergência. Levo também uma pequena quantia em dólares americanos e euros que utilizo em locais que não aceitam cartões. Parece complicado mas não é, tudo é feito via celular e aplicativos. Levo um celular de backup, um com o sistema IOS e outro com sistema ANDROID.
ARQUIVO DE DOCUMENTOS ONLINE
Mantenho uma conta no DROPBOX, uma plataforma online para armazenar arquivos nas nuvens. Deixo todos os documentos importantes digitalizados, assim como todas informações de pesquisa que realizo, desta forma posso acessar este documentos em qualquer lugar, tanto no celular quanto no laptop.
TRANSPORTE AÉREO | AMÉRICA DO SUL - OCEÂNIA
Durante as pesquisas para enviar a moto desde o Brasil para outros países conversei com vários viajantes que passaram por esta experiência e todos foram unânimes: não faça o envio da moto pelo Brasil, de maneira alguma! A burocracia exigida pela Receita Federal pode ser tornar um pesadelo e durar meses sem nenhuma solução. Novamente, através de indicações, entrei em contato com a DAKAR MOTOS, em Buenos Aires. O Javier e a Sandra, proprietários da Dakar Motos, me passaram todas as informações e disseram que o trâmite em Buenos Aires demoraria apenas 24 horas! Isso mesmo, em vinte e quatro horas eu despacharia a moto do aeroporto de Ezeiza para Sydney na Austrália.
A Dakar Motos faz envio de motos desde Buenos Aires para qualquer parte do mundo. Falo mais sobre eles no Blog durante a etapa Argentina.
Link Dakar Motos : https://www.dakarmotos.com
CARNET DE PASSAGE EN DOUANE
O CPD (Carnet de Passage em Douane) é um documento exigido por alguns países para fazer a importação temporária do seu veículo, facilitando os trâmites burocráticos aduaneiros. Este documento deu dor de cabeça para conseguir. Ele tem que ser emitido no seu país de origem pelos Automóveis Clubes filiados a FIA ( Federação Internacional de Automobilismo) e tem validade de um ano.
Entrei em contato com o Automóvel Clube do Brasil e eles não emitiam este documento há mais de 20 anos e também não sabiam como me orientar.
Problema: Precisava emitir um documento que só poderia ser emitido no meu país de origem, e em nenhum lugar do Brasil este documento é emitido Solução: Comecei a entrar em contato com os Automóveis Clubes dos países do Mercosul e todos me davam a mesma resposta: “Tem que emitir no Brasil”. Chegou num ponto que comecei a pensar em mudar meu roteiro, pois sair da América do Sul para o continente Asiático, via Oceânia, estava se tornando impossível. Fui contatando uma rede de amigos, amigos dos amigos que consegui uma solução. Teria que dar quase uma volta ao mundo em burocracias, depósitos bancários internacionais, envio de documentos pois o único lugar que emitiria o CPD seria Touring Club da Suíça (TCS). Para a emissão do Carnet tive que fazer uma transferência de 300 euros, relativos a emissão do CPD e de 2.500 francos suíços como depósito de caução, que será reembolsado.. Para isto, quando terminar a viagem tenho que enviar o CPD de volta para a Suíça com todos carimbos aduaneiros e o registro de entrada e saída dos países por onde passar.
Agradeço ao Juliano Bernert indicado pelo Wilson Rios que foi indicado pelo Serginho Severino. O Serginho viaja com a família a bordo de um Land Rover. Sem a ajuda deles não teria conseguido este documento. Agradeço também ao Bressan, @estradasamazônicas que sempre está a postos para ajudar em tudo em relação a Himalayan e que também me indicou o Erivan Avellar, na Austrália. Todas estas pessoas formam uma rede de amigos colaboradores, sem eles a viagem não aconteceria.
LINKS IMPORTANTES
Contato Touring Club Suisse https://www.tcs.ch/fr
Documentos necessários para emissão do CPD para não residentes na Suíça. https://www.tcs.ch/mam/Digital-Media/PDF/Info-Sheet/Carnet-de-passages-for-a-person-non-resident-in-Switzerland.pdf
VISTOS CONSULARES
Cada país tem formas diferentes para emissão de visto de turista para brasileiros. O mais importante no meu caso que vou solicitar os vistos pelo caminho é saber se poderei fazer procedimento para emissão de visto online, em alguma embaixada ou mesmo tirar o visto de turista na fronteira.
AUSTRÁLIA Turistas que pretendem ir para a Austrália devem solicitar o visto de visitante (subclass 600) de forma online. O primeiro passo para começar o processo é criar uma conta neste link: https://online.immi.gov.au/lusc/register Quanto custa: AU$150 Set/2019 Validade: 1 ano (a partir da aprovação) Permanência máxima permitida com o visto de turista: 3 meses (múltiplas entradas)
TIMOR LESTE Brasileiros podem solicitar o visto diretamente no Aeroporto de Dili, no desembarque.
Documentos Passaporte brasileiro com validade mínima de 6 meses e que tenha no mínimo 1 página em branco. Bilhete aéreo de ida e volta confirmado. Voucher de hotel ou garantia de acomodação. Prova de fundos suficientes para cobrir o período de estadia no país. Certificado Internacional de vacinação contra Febre Amarela (a vacina deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem).
INDONÉSIA Para brasileiros o visto é emitido na chegada ao aeroporto, é válido por 30 dias e sem custo. Se você pretende ficar mais do que 30 dias, a opção é pagar U$ 35 pelo VOA (Visa on Arrival) e com este visto poderá solicitar uma extensão para mais 30 dias.
SINGAPURA
MALASIA
TAILANDIA
LAOS
VIETNÃ
CHINA